5 trabalhos de Transcrição para obter renda extra trabalhando em casa

Nos últimos anos trabalhar em casa tem sido algo que tem se popularizado bastante.

Quem ainda não o faz, com certeza tem planos de fazê-lo em breve. As vantagens são as mais diversas, principalmente se a sua renda não for afetada.

Com a pandemia, isso deixou de ser uma opção e passou a ser uma obrigação, chegando até mesmo a ser a única alternativa de sobrevivência para muitos.

E quando se trata disso, a prestação de serviços se torna ainda mais interessante, pois você, em muitos casos precisará apenas de conhecimento e uma ferramenta para realizar o serviço.

Sendo que essa ferramenta pode tanto ser um notebook, como apenas um celular.

E, dentre as opções que se encaixam nesse modelo de trabalho, hoje iremos abordar a transcrição como esse meio que poderá juntar a renda extra com o home office.

Então acompanhe esse artigo, que ele com certeza vai te surpreender e abrir seus horizontes.

Como funciona o trabalho de Transcrição

O trabalho de transcrição basicamente é redigir gravações em áudio ou em vídeo para um determinado fim.

Para isso, a pessoa precisa ter uma habilidade de digitação aprimorada. Não necessariamente rápida, mas quanto mais rápido for maior será seu potencial de faturamento.

Isso porque a transcrição basicamente é um trabalho onde se ganha por projeto realizado.

Quanto maior for à capacidade de entrega, consequentemente maior será o faturamento do profissional de transcrição.

Normalmente as transcrições são entregues em documentos como o Word ou similares, a exemplo do utilizado em drivers que ficam na nuvem.

Outro ponto importante é ter conhecimento de ortografia e gramática. Isso porque os textos entregues precisarão estar coesos e com a escrita correta.

Por isso, sempre que houver dúvidas sobre a ortografia de determinada palavra, pause a escrita e certifique-se que a palavra foi transcrita corretamente.

Isso é imprescindível para esse ramo de atividade.

Benefícios de se trabalhar com Transcrição

Dentre os benefícios de se trabalhar com transcrição, já citamos alguns, mas podemos citar outros que te ajudarão a ter um melhor noção de como esse tipo de trabalho é interessante:

  • Flexibilidade de horário: por ser um trabalho que pode ser feito em casa, você mesmo poderá definir seus horários de trabalho. Mas esteja atento para não atrasar a entrega dos projetos.
  • Capacidade de pegar projetos simultâneos: como você vai ver no próximo tópico existem vários segmentos para trabalhar com transcrição. Por isso você pode tanto se especializar, como poderá se aventurar em mais de um segmento e se tornar um multi especialista.
  • Faturamento potencial alto: o faturamento nesse ramo está diretamente ligado à sua competência e eficácia. Sabemos que o português é uma grande dificuldade de boa parcela da população brasileira. Lembre também que os melhores clientes (os que pagam melhor), são os mais exigentes.
  • Conforto e menor exposição a riscos: não precisar se deslocar diariamente para ir ao trabalho já te privará de inúmeros riscos diários. E apesar do trabalho ser intenso, nada impedirá que você o faça de qualquer cômodo da sua casa, o que com certeza é mais confortável que em um cubículo em um escritório abafado.

Opções e tipos de Transcrição

Existem alguns ramos de atuação que normalmente demandam mais serviços de transcrição .

E iremos especificar os principais, mesmo que não sejam os únicos, aqui abaixo, para que você possa se situar melhor nesse ramo de atividade.

Transcrição Médica

A área médica é uma que sempre está demandando trabalhos de transcrição.

Simpósios médicos são muito comuns e necessários para essa profissão.

Portanto é muito frequente que transcrições para converter apresentações realizadas por expoentes em determinados assuntos precisem ser convertidos em material físico.

E a única forma de fazer isso é por meio da transcrição.

Transcrição Científica

Esse caso é mais para a elaboração de trabalhos científicos.

Mas basicamente segue a mesma premissa da transcrição médica. No caso de alguma exposição científica falada, o interessado em documentar o conteúdo precisará contratar alguém para realizar a transcrição.

E nesse momento seus serviços serão necessários.

Transcrição Legal

Para transcrição legal, isso significaria transcrever informações e fontes em documentos legais para entrar no registro legal.

Isso pode incluir itens ou eventos como:

  • Testemunhos
  • Julgamentos e processos judiciais
  • Audiências
  • Depoimentos
  • Procedimentos legais
  • Alegações legais
  • Declarações
  • Interrogatórios
  • Correspondência jurídica

Como transcritor jurídico, você pode trabalhar diretamente para advogados e paralegais nos setores público ou privado, incluindo departamentos administrados pelo governo federal.

Transcrição Comercial

A transcrição comercial se refere mais a empreendedores que buscam comercializar conhecimento e informação.

Eles procuram transcritores para transformar palestras de conteúdos com potencial de venda em livros ou apostilas para serem comercializados.

Normalmente abordam os mais diversos temas, desde que tenha um público alvo que possa adquiri-lo.

Transcrição Acadêmica

A transcrição acadêmica segue uma dinâmica similar a comercial. Porém focada na produção de material educativo.

O foco maior é na transcrição de aulas para entregar aos alunos de determinados cursos ou graduações específicas.

Onde conseguir trabalhos de Transcrição

Uma vez que você saiba como e de que forma desempenhar seu trabalho, agora você precisará localizar o local adequado para poder ofertar sua mão de obra.

E por esse motivo, devido a natureza do trabalho, que é freelancer, as melhores opções são justamente as plataformas freelancers.

No Brasil atualmente existem algumas opções bem interessantes aonde você mesmo irá definir o valor dos seus serviços e procurar projetos que se adequem com seu perfil.

As principais plataformas de intermediação para freelancers profissionais são:

Conclusão

Ao trabalhar em alguma dessas plataformas, você poderá ter a liberdade e a opção de escolher como, com quem e quando trabalhar.

Claro que você e seu cliente precisarão trocar informações e alinhar detalhes sobre os projetos, que deverão ser seguidos.

Mas de toda forma você terá um elevado grau de autonomia, comparado com qualquer emprego convencional.

Se tornando dessa forma um prestador de serviço que poderá ter seu trabalho e ganhos realizados de acordo com sua capacidade de trabalho, sendo remunerado proporcionalmente por isso.

Esperamos que essas informações tenham sido muito úteis. Boa sorte em sua empreitada.