Trabalhar de casa está em alta e muitas vezes paga mais

Já sabe o que é trabalho home office, onde encontrar trabalho e como pagam mais? Seja qual for seu objetivo, confira este artigo que vai te ensinar como começar a sua carreira home office.

Você já deve ter se perguntado o que é trabalho home office e como um freelancer ganha dinheiro. Descubra como procurar emprego e ter produtividade.

Desde freelancers experientes que desejam ganhar rios de dinheiro ou dicas para mergulhar nesse mundo home, as respostas estão aqui, neste rico artigo, que vai te fazer ganhar muito dinheiro. Confira!

O que é trabalho Home Office?

Se você quer saber o que é trabalho home office, é muito simples. O trabalho home office significa que você vai ser contratado para trabalhar remotamente ou pode ter diversos clientes como freelancer sendo um prestador de serviços.

Isto é, ter autonomia de ofertar serviços ou trabalhar para uma empresa que contrata este tipo de modalidade Home Office.

Mesmo que sejam necessárias ferramentas para executar as tarefas ou que seja exigido um determinado tipo de conhecimento, existe a possibilidade de ser um autônomo que presta serviços. Além disso, existem grandes chances de alguma empresa contratar, caso possua as adequações necessárias.

No trabalho Home Office

Se você optar por trabalhar na modalidade home office, é possível prestar atendimento, criar conteúdo ou desenvolver aplicativos. De fato, o home office  é muito comum entre os redatores, designers e programadores, sendo que é possível escolher um contrato independente ou como trabalhador autônomo, além do fato que existem empresas que contratam essa modalidade home office ou trabalho híbrido.

O Home office no Brasil

Segundo um estudo do Mercado Freelancer, que é composto pela 99 Jobs, Rock Content e We Do Logos, mais de 9.500 profissionais foram entrevistados em 2017, sendo que 77,3% dessas pessoas alegaram já terem feito atividade freelancer.

Na maioria das vezes, o home office no Brasil é formado por millennials, nascidos em 1981 e 1996, sendo que a área de atuação mais comum é no Marketing Digital.

Diversos serviços, assim como design, redação, revisão e etc, além da assistência técnica, são realizados, sendo que mais de 37% de pessoas afirmam que atuam como autônomas.

O Trabalho Home Office cresce a cada dia

Principalmente após a pandemia, o trabalho Home office cresce abundantemente. De fato, diversas pessoas, desde 2017, já aderiram ao trabalho home office.

Algumas empresas alegam que houve um aumento para 80% de vagas para trabalhos remotos entre 2019 e 2021. A tendência é que as empresas se adaptem e as pessoas possam escolher trabalhar de qualquer lugar e da forma que quiserem. A chave é que os dias de trabalho se tornem confortáveis.

A chave do trabalho home office é a vantagem de trabalhar com muita flexibilidade. Algumas empresas estão aderindo ao home office e preenchendo 100% dos cargos dos funcionários com a modalidade home office.

Lucrativas Ideias de emprego para você começar a trabalhar Home office

De fato, se você não encontrar nenhuma empresa que tenha cargos formais para trabalhar em casa, você pode escolher uma nova carreira e se arriscar em algumas das opções abaixo.

A flexibilidade de trabalhar em casa

Existem algumas formas de fazer com que suas habilidades e competências se transformem em uma renda extra ou em uma atividade que você pode conciliar com outro emprego, inclusive, pela flexibilidade de ter um contrato de trabalho em uma empresa que permite que você atue da sua residência e de onde quiser. Veja alguma delas:

  • É possível alugar um quarto que você não usa;
  • Ser uma assistente e secretária virtual;
  • Buscar projetos em empresas como o Freelancer.com, Workana e 99Freelas;
  • Oferecer treinamento físico ou mentoria profissional;
  • Ser uma babá ou cuidar de animais;
  • Jardinagem e limpeza doméstica;

Vender produtos online

Se você não se importa em embalar produtos, é possível arriscar em ter uma loja virtual. Além disso, existe uma modalidade muito conhecida, chamada “dropshipper”. Essa modalidade é muito confiável para fornecer e enviar produtos para você.

A primeira venda online foi através da plataforma Ebay. Em 1995, a plataforma quis testar a internet e vendeu a primeira caneta usada por 15 dólares. Agora existem diversas opções, assim como:

  • Amazon
  • Etsy
  • Facebook
  • E infinitas plataformas de lojas online abertas.

Qual a melhor opção para você? A ideia é encontrar uma paixão, comprar com inteligência e vender muito(com altos lucros). Segundo a Shopify, os itens que mais venderam em 2022 foram:

  • Livros e e-books
  • Fivelas de cinto.
  • Acessórios para cílios postiços.
  • Material de limpeza doméstica.

Obviamente, se você optar por vender roupas e acessórios, é uma ótima opção. Inclusive, uma outra ótima opção é vender produtos de saúde e beleza. Além disso, é possível apostar nas assinaturas ou vender alimentos e bebidas, segundo a própria Shopify.

Faça cálculos

Para iniciar uma loja, é necessário descobrir quais cálculos fazer e os custos que você vai ter com os produtos que deseja vender. Os seus fornecedores são essenciais nesta etapa. A dica é que você multiplique o custo de cada item pelo número que deseja estocar.

Quantos itens você vai armazenar? Analise seu preço de venda conforme a lucratividade do que você vai armazenar. Geralmente, as pessoas cobram 100% em cima do valor que gastaram para adquirir o produto, mas esse valor pode chegar até 300% do valor investido.

Inclusive, você deve inserir as despesas com transporte, hospedagem de site, publicidade, impostos, alimentação, funcionários e tudo que você gastar com o produto. Enfim, analise todas as suas despesas e obtenha a sua receita, sendo que ela deve estar de acordo com o valor desejado.

O poder das Mídias Sociais

A internet propiciou muitas oportunidades de trabalho, ainda mais pós pandemia. Os influenciadores de mídia social promovem produtos e rentabilizam suas redes sociais em grande escala. Por exemplo:

  • Postagens monetizadas em blogs .
  • Afiliados que fazem publicidade no Instagram.
  • Podcasts com patrocínio.
  • Vídeos, análises, moda, entrevistas, comédia e programas que parecem programas de TV mas são no YouTube .
  • Doações de espectadores e parcerias com marcas.

Antigamente, os blogs que mostravam propagandas ganhavam muito dinheiro através dos anúncios do Google. Mas hoje em dia, já não é tão mais válido, já que as pessoas tendem a ignorar os anúncios, além de inserir programas e aplicativos que bloqueiam esses anúncios. 

Dicas para trabalhar em casa

Você vai precisar montar um lugarzinho pra você trabalhar. Pode ser no seu quarto, na sala ou onde tiver um espaço disponível. Inclusive, pode até ser no balcão da cozinha.

Você vai precisar apenas de:

  • Uma cadeira confortável e uma escrivaninha, que no caso, pode ser uma mesa ou um balcão.
  • Um ambiente iluminado e silencioso, sem nenhuma distração.
  • Proporcionar uma transição de estar em casa para estar no trabalho.

Cuidado com os golpes de emprego

Quando a esmola é grande, o santo desconfia. Se você ver algo muito atraente, com certeza, pode ser um golpe. Principalmente, se você tiver que pagar alguma tarifa adiantada, treinamento ou material.

Além disso, cuidado com as altas remunerações com baixo esforço. Se por acaso você encontrar uma oportunidade muito além da realidade, não se engane, é golpe!

Por qual motivo você deseja ser home office?

Pode ser pela flexibilidade de horários, por ser dona de casa ou pela falta de paciência com o transporte público, mas se você deseja expandir sua carreira e os meios de trabalho convencionais já não fazem mais tanto sentido, ser home office é o ideal para você.

Como já dito anteriormente, se você prefere ter um salário fixo mensal é possível encontrar algumas empresas que atuam com o home office com contrato em carteira. E, se você pretende se dar ao luxo de ser home office freelancer, o seu potencial de renda será ilimitado.

Você vai poder ver sua renda crescer continuamente. Pode ser que, no começo, não lucrará o bastante, mas vale a pena se sacrificar para ter seu próprio negócio e ter seus próprios clientes. Enquanto isso, pode se candidatar em uma vaga Home Office que empresas como a Gol e a plataforma brasileira Home Agent proporcionam.

Contras do trabalho home office

Pode ser que começar um trabalho home office possa ser um pouco desconfortável. Não dá para mensurar o trabalho, pode ser que seja preciso lidar com a rejeição e por vezes, vai se perguntar:

“O que é que eu estou fazendo?” Essas dores estão apenas na fase inicial, depois, desfrute do seu  sucesso. Não se apresse, isso é passageiro. Afinal, a vida é repleta de desafios.

Inclusive, podem surgir dúvidas sobre o que fazer. Mas a resposta é simples: o que você pode fazer pelos outros? Essa é uma boa forma de começar – pelos seus interesses. Assim, tudo fluirá. Boa sorte!