Golpe do Mercado Pago no Whatsapp: 7 dicas para evitar cair

Sem sombra de dúvidas o brasileiro é o povo mais criativo do mundo. Porém, infelizmente, nem sempre essa criatividade é usada para o bem.

Podemos dizer que os golpistas do Brasil possuem uma habilidade para criar meios de lesar as pessoas.

E o pior de tudo: eles conseguem te induzir ao erro e dar as informações que eles precisam!

Acredite, eles podem ser muito persuasivos e convincentes. Por isso nós aqui do UHO investigamos e descobrimos algumas informações importantes.

E vamos te mostrar agora maiores detalhes sobre como esses golpistas agem e como você pode se prevenir de cair em suas armações.

Golpe do Mercado Pago

O Mercado Pago é a carteira digital que todo cliente do Mercado Livre tem à sua disposição.

Nela é possível enviar e receber dinheiro de várias formas, inclusive por pix. Mas também é possível fazer movimentações por cartões de crédito vinculados.

E por ser simplesmente o maior Marketplace do Brasil, (afinal quem nunca comprou pelo menos uma vez no Mercado Livre?), torna-se um alvo para golpistas.

Por facilitar as compras no Marcado Livre, muitos clientes optam por também usar a carteira do Mercado Pago.

Cientes de existe uma alta possibilidade de muitos terem essa carteira, eles optam por entrar me contato com o cliente.

Dessa forma eles induzem você mesmo a passar as informações que eles precisam para poder limpar o dinheiro que tem na sua carteira digital.

Ou até mesmo realizar compras na sua conta do Mercado Livre, realizando o pagamento com seus cartões de crédito.

Em ambos os casos você será lesado e terá um prejuízo. Além de todo o transtorno de ter que tentar resolver a situação depois.

Abordagem pelo Whatsapp

Dentre as abordagens mais comuns desse grupo de bandidos, está o contato via Whatsapp.

Os golpistas utilizam um perfil de Whatsapp com a foto do Mercado Pago se passando por pessoas que fazem parte da equipe da empresa.

E, em absolutamente todos os casos, eles mandam mensagem no privado informando que você foi premiado e terá algum benefício.

A tática mais comum é falar que você receberá um Pix de um valor alto devido ter sido o sorteado.

Dessa forma a primeira coisa que eles lhe solicitam é o e-mail que está cadastrado na sua conta do Mercado Pago.

E ao você informar isso, em seguida eles pedem para que você acesse a sua conta e verifique se o pix caiu.

E caso não tenha caído eles solicitam que você tire um print e envie para eles.

E é exatamente aí que está a informação complementar que eles precisam.

Pois como você já forneceu o e-mail, com o print eles terão as demais informações da sua carteira.

E com essas informações eles tentarão acessar sua carteira e então realizar as transações que citamos acima.

E aí você será lesado de maneira definitiva, já que o Mercado Pago não deve cobrir eventuais prejuízos por informações que você passou de maneira deliberada.

Como evitar cair no Golpe do Whatsapp no Mercado Pago

  1. Primeiro você deve ter em mente que não deve passar suas informações para uma empresa que já deve possuir todos os seus dados. Isso é uma questão de lógica, afinal, porque o Mercado Pago pediria o seu e-mail cadastrado no próprio Mercado Pago? Essa informação está no banco de dados da empresa, juntamente com o número do Whatsapp que eles usaram para entrar em contato com você.
  2. Carteiras e bancos digitais não entram em contato para te dar dinheiro. Exceto quando você mesmo fez o contato para resolver algum problema ou tirar alguma dúvida. E quando isso acontece ele se comunicam com você no mesmo momento e canal que você utilizou para contatá-los. Então se algum outro número diferente do que você contatou a empresa te mandar mensagem é 100% de chance de ser um golpe.
  3. Nunca mande print das suas contas para absolutamente ninguém. Lá estão informações valiosas que são exclusivamente suas. Por isso, caso queira tirar um print para mostrar que algum dinheiro não caiu, sempre corte as informações de cima, e deixe apenas a parte do saldo mesmo. Isso é o suficiente para o que você precisa. Mas evite ao máximo essa prática, para evitar esquecer e passar informações que não devem ser passadas.
  4. Em caso de interação do golpista, ou seja, nada de mensagens automatizadas, mas mensagens ao vivo, diga que não passa seus dados para absolutamente ninguém. Bloqueie imediatamente e no próprio Whatsapp acione a opção denunciar número.
  5. Além de você mesmo bloquear o número, tire um print dele e passe a situação para o maior numero de pessoas possíveis alertando-as do risco. E peça que também façam a denúncia. Dessa forma o número será derrubado, o que pelo menos inutiliza aqui número que está tentando vitimar outras pessoas, assim como tentou com você.
  6. Por fim, nunca deixe suas senhas salvas em qualquer aparelho, seja celular, tablete ou computador. Isso facilita a vida de hackers e golpistas que eventualmente podem ter acesso a esses equipamentos.
  7. Sempre confira as movimentações em suas contas bancárias e em carteiras. Isso permite que você verifique caso algo fora do padrão ocorra. Essa celeridade pode fazer com que seus recursos e cartões de crédito sejam usados indevidamente.

Conclusão

Esperamos ter ajudado com essas informações. Esteja sempre atento e procure evitar passar suas informações por Whatsapp sempre.

Infelizmente o número de pessoas mal intencionadas é mutio altp, mesmo que elas não sejam maioria.

Não são poucos os casos de pessoas que sofreram grandes perdas, algumas até tiveram sua vida financeira arruinada.

Por isso previna-se e seja inflexível quando alguém te pedir informações pessoais, exceto em casos em que for combinado.

Mesmo assim, adotando toda a cautela possível sempre.