As tendências de compras sociais que tem moldado nossa economia

Nós estamos percorrendo o Instagram, curtindo fotos de familiares e desfrutando de conteúdo de celebridades e influenciadores que curtimos. Em algum lugar pelo caminho, você se depara com um post patrocinado de um produto ou serviço. Um teclado deslumbrante e iluminado que você sabe que seria perfeito para seu setup gamer.

Para sua felicidade, a imagem inclui uma tag que o direciona para a página que vende o teclado. Você escolhe os detalhes, pressiona comprar agora, e conclui essa transação em minutos por um aplicativo.

Pode ter passado despercebido ou não, mas o que acabou de acontecer, foi uma compra social. Portanto, vamos falar mais sobre as tendências de compras sociais que tem moldado nossa economia.

Conceito de compras sociais em poucas palavras

A forma mais simples para descrever as compras sociais é assim: mídia social + comércio eletrônico = compras sociais. Como dito no exemplo anterior, as compras sociais são uma experiência de varejo compartilhada em uma plataforma social com amigos. A premissa é que o cliente seja influenciado a comprar pelos seus amigos e seguidores nas redes sociais.

Existem estratégias como compra em grupo, mensagens, conteúdo interativo, assim plataformas sociais simulam a experiência de comprar em loja física. As compras sociais unificam as interações de um consumidor com uma marca. Sendo, desde a descoberta até o engajamento e a compra real.

É com certeza uma maneira inteligente de atender clientes em potencial e transformar navegantes em compradores.

Como a compra social direciona o comércio para as mídias sociais, ela dispensa a necessidade de um intermediário. Mas as compras sociais não são apenas sobre a compra! É também sobre a imersão de produtos e serviços na experiência de mídia social! Com intuito de inspirar os usuários a compartilhar, curtir e promover esses produtos em vários canais online. Se você está interessado nesse conteúdo, pode querer ver também sobre os programas de afiliados que pagam bem, clicando aqui.

Marketing para compras sociais

Não temos como negar que nosso mundo é agora um planeta social. Hoje, cerca de 3,6 bilhões de pessoas, ou 44% da população mundial, usaram redes sociais em 2020. Os consumidores gastam média de 2,5 horas todos os dias em várias plataformas sociais.

Um relatório mostra que grande parte dos consumidores nos EUA já compraram algo pelo Facebook. Enquanto, aproximadamente 66% dos usuários do Instagram acreditam que a plataforma permite ter melhor contato com as empresas. Sendo assim, as marcas que não estão abusando das mídias sociais, estão desperdiçando enormes oportunidades.

Muitos de nós, usamos sites de redes sociais para informação, entretenimento, compartilhar momentos e conversas com pessoas. Agora você também pode adicionar o comércio a essa mistura. As pessoas querem obter produtos e serviços com base em recomendações confiáveis. Isso pode incluir familiares, amigos, comunidades e influenciadores de mídia social.

Nós gostamos de estar bem informados, engajados, confiantes e satisfeitos na nossa decisão de compra. Então, as compras sociais por satisfazem essas necessidades, enriquecendo a experiência de compra, é uma excelente caminho para se seguir.

Percepções em compras sociais

Abaixo estão algumas questões sobre como as empresas podem usar as compras sociais para expandir seus negócios e vendas.

  • Social e complementar

Sua empresa pode utilizar as compras sociais como um canal secundário para complementar seu site. As redes de compras sociais bem sucedidas adotaram uma abordagem autêntica para este serviço de marketing: ser social em todos os sentidos!

O que isso significa? Se comunicar com seu público-alvo, promover em tempo real, ajudar leads e clientes com seus problemas, entre outros.

  • Instantâneo e direto

O marketing direto usando as mídias sociais ajuda você a se comunicar com os consumidores. Também gerar leads de forma mais imediata e direta do que as tradicionais trocas de revisão.

Se você colocar produtos nas mídias sociais e compartilhar links para compra, à mais chances de obter resposta e engajamento. Por meio dessas interações, você obtém dados valiosos, sobre quem viu, quem compartilhou.

  • Demografia mais jovem

A geração do milênio e a geração Z são os que mais usam as mídias sociais. A geração do milênio usa as mídias sociais para fazer compras inteligentes e apoiar marcas de que gostam. A geração Z depende das mídias sociais para comprar produtos e serviços com facilidade. Como a geração milênio são mais velhos, eles fazem parte da população em idade ativa. Portanto, que eles têm a liberdade financeira para comprar o que quiserem online.

Mas, por outro lado, os influenciadores da geração Z têm sólidos poderes de persuasão. Como tal, as marcas olham para esses dados demográficos como seus consumidores críticos.

  • Alimentação móvel

Ter uma empresa compatível com dispositivos móveis é crucial, particularmente com a ascensão das compras sociais. Espera-se que as vendas de comércio eletrônico atinjam o valor de $430 bilhões até 2022 nos EUA.

Em resposta a essa tendência, as empresas criaram aplicativos nativos ou vitrines móveis. Assim disponibilizam seus produtos para compra de forma fácil e prática, para ser feito em qualquer hora e lugar.

Benefícios das compras sociais

Tanto para as empresas quanto para os clientes, ambos se beneficiam das compras sociais. É uma força libertadora que abre novas possibilidades para empreendedores e pequenas empresas. Entre os maravilhosos benefícios das compras sociais, podemos citar os seguintes:

  1. Facilidade e acessibilidade
    Contando que seus seguidores tenham conexão com a internet, eles estarão aptos para fazer compras sociais. Podem estar no conforto de suas casas, desfrutando de férias ou até mesmo no meio de uma reunião. Sem a necessidade de falar com você ou com sua equipe!
     
  2. Branding e engajamento
    Aparecer regularmente nos feeds sociais é uma excelente maneira de aproveita o poder da marca. As pessoas que interagem com uma marca regularmente estão mais propensas a recomendá-la. O boca a boca online ajuda no desenvolvimento do mercado e melhora seu engajamento e tráfego.
  3. Métricas e insights
    As compras sociais facilitam o monitoramento e avaliação de seus esforços de marketing de mídia social. Páginas do Facebook, contas comercias do Instagram, fornecem métricas para impressões, interações e alcance. Assim você pode reunir instantaneamente insights para atender melhor seus clientes.
  4. Feedback e credibilidade
    Obter um feedback do consumidor é um dos ativos mais valiosos para qualquer empresa ou negócio. O feedback consegue fazer ou quebrar uma marca. Com compras sociais é possível compartilhar avaliações genuínas sobre sua marca, produto e serviços.

Tendências das compras sociais

Agora é hora de tomar nota das tendências de compras sociais para otimizar totalmente suas campanhas de marketing social.

Personalização de lojas do Facebook para uma experiência de compra única

A personalização é um excelente recurso do Facebook Shops. Isso permite que você ofereça aos seus clientes uma experiência que reflita sua marca e o diferencie da sua concorrência. Você pode escolher fontes e cores para complementar o design geral da sua marca.

Isso ajuda os visitantes de outros sites ou plataformas a encontrá-lo no Facebook mais rapidamente. Você pode também importar fotos e catálogos de produtos do seu site para suas lojas do Facebook. Fazendo assim, que sua plataforma fique bem estabelecida, como uma extensão do seu site de comércio eletrônico.

Usando o Instagram Drops para lançar um produto com sucesso

Usando o Instagram Shopping, as contas comerciais podem continuar a carregar fotos ou vídeos de seus produtos. Mas agora também é possível marcá-los como compráveis! Os usuários podem obter detalhes do produto a partir das tags. E com apenas alguns cliques, eles podem comprar um produto sem sair do aplicativo.

O Instagram introduz novos recursos regularmente para impulsionar o comércio social da plataforma. O mais recente é o Instagram Drops, que cria um burburinho para o lançamento de um novo produto ou serviço. As marcas podem usar tags de produtos para promover Drops em postagens, Stories e Reels. Comprador interessado pode configurar um lembrete 15 minutos antes do produto entrar no ar e estar disponível para compra.

Explorando o comércio por chat

Alguns clientes esperam experiências de compra individualizadas, o que pode ser um desafio para as empresas. Os chatbots podem ajudar a contornar esse obstáculo. Conversar com um bot no passado era tedioso e irritante, mas o comércio de bate-papo hoje é avançado e sofisticado.

Embora os chatbots não possam ser tão completo quanto os humanos, fornecem respostas rápidas e específicas às perguntas. Em alguns setores, como a moda, os chatbots podem orientar os clientes em potencial na escolha do melhor produto que lhes convier.

Plataformas de mídia social emergentes que incorporam compras sociais

Facebook, Instagram e Pinterest aprimoram seus recursos para combinar o comércio social com suas lojas próprias. Outras grandes plataformas sociais estão seguindo o exemplo, como o Snapchat e o TikTok Shopping. Além disso, as compras sociais estão se tornando mais populares em outras áreas do mundo. Principalmente na China, devido à mini plataforma WeChat.

Devemos lembrar que no marketing B2B o uso do LinkedIn é uma ótima estratégia. Veja aqui as melhores dicas para a estratégia de marketing para o LinkedIn.

Otimização de compras sociais

Além de usar as ferramentas e modelos integrados fornecidos pelas plataformas sociais, você pode otimizar o potencial de compras sociais de sua marca como:

  1. Participando da conversa – O primeiro passo é pesquisar o que os outros estão dizendo sobre sua marca. Você pode fazer isso de duas maneiras: com o uso de hashtag e nome da marca para pesquisar em redes sociais ou no Google com nome de sua empresa.
  2. Ser consistente com seu conteúdo – Conteúdo é o rei tornou-se clichê por uma razão. Criar conteúdo de alta qualidade ainda é a abordagem mais eficaz para aumentar alcance, engajamento e vendas. Ser consistente com suas postagens é melhor forma de aumentar seu tráfego.
  3. Fornecendo suporte de atendimento ao cliente – Oferecer atendimento ao cliente via mídia social é uma das maneiras mais simples e eficazes de se envolver com seu público-alvo.
  4. Colocando o foco nos clientes – Seu perfil de compras é principalmente para seus clientes. A abordagem mais eficaz para anunciar seu produto é permitir que seus compradores produzam seu conteúdo. Este tipo de conteúdo é considerado mais confiável do que qualquer outro.
  5. Criando um plano de mídia social – Ser ativo nas mídias sociais não é suficiente. Excelentes resultados exigem um plano de marketing bem definido.

Tipos de compras sociais

A seguir estão os tipos mais populares de compras sociais encontrados no mercado:

  • Comércio Social

O comércio social é a compra e venda de produtos através das redes de mídia social. Até o ano de 2024, oito em cada 10 empresas usarão as mídias sociais para vender seus produtos e serviços.

  • Compras em grupo

As compras em grupo são uma experiência de compra peer-to-peer. Isso acontece quando um grupo de pessoas demonstra interesse ou compra um produto, ou serviço em conjunto.

As compras sociais em grupo são novas nas Américas, mas já estão bem estabelecidas na Europa Oriental.

Podemos usar como exemplo a empresa Squadded, que permite que as pessoas façam compras online com seus amigos e familiares.

  • Compras ao vivo

As compras ao vivo permitem que as marcas alcancem novos públicos e mostrem seus produtos em ação. A Nordstrom, anunciou o lançamento de um canal de compras ao vivo dedicado em março de 2021. Desde então, o canal organizou centenas de eventos de compras ao vivo. Contando com temas que vão desde as tendências de beleza primavera até o melhor da moda de outono.

  • Comércio de realidade aumentada (RA)

O comércio de RA usa a tecnologia de mapeamento 3D. Assim, permite que os clientes experimentem ou brinquem com o produto antes da compra. O aplicativo Ikea’s Place é um precursor no comércio de RA. Onde os compradores podem organizar móveis virtualmente antes de fazer a compra

  • Comércio conversacional

O comércio conversacional é quando fornecedores e compradores interagem em tempo real. Seja utilizando um chatbot ou um aplicativo de mensagens.

Essa forma de compra social permite que as marcas forneçam uma experiência digital mais personalizada aos seus clientes. A grande H&M foi uma das primeiras a usar o comércio conversacional via Kik, o chatbot.

Plataformas de compras sociais

Vamos comentar abaixo das plataformas sociais que estão fazendo aprimoramentos regulares, e as principais usadas nas compras sociais.

Lojas do Facebook

O Facebook Shops é a plataforma de compras sociais mais utilizada. Todos os meses, quase 250 milhões de pessoas compra no Facebook. As empresas podem usar a plataforma para criar vitrines personalizadas para sua marca.

Pins compráveis do Pinterest

O Pinterest é a plataforma de mídia social para recursos visuais. E para aumentar seu valor, a plataforma lançou recentemente os pins compráveis. Os consumidores são atraídos porque se inspiram em um visual e podem realmente comprá-lo.

Compras no TikTok

Anteriormente o TikTok Shopping estava disponível apenas para as lojas do Shopify nos EUA, Reino Unido e Canadá. Em setembro de 2021, o TikTok lançou seu canal de compras sociais para a maioria dos países. Ele também criou aplicativos para fornecedores em outras plataformas além do Shopify.

As compras sociais tem modificado a forma de comprar e o relacionamento entre o negócio e cliente. São eficazes e podem trazer bons números para sua empresa. E para facilitar seu trabalho, existem de ferramentas de marketing por e-mail e inúmeros softwares de automação.

Deixe nos comentários se você acha que agora está preparado para fazer seu marketing por e-mail deslanchar. Se inscreva para receber newsletters e ficar por dentro de tudo que acontece no mundo virtual.

As melhores dicas para a estratégia de marketing para o LinkedIn

Guia e modelo completo para criar uma estratégia de marketing de conteúdo de sucesso

Qual o melhor horário para postar nas mídias sociais

Perguntas frequentes

Quais são as últimas tendências em compras?

No mundo de hoje encontramos várias possibilidades e formas de fazer compras. Porém, vemos que as tendências que moldam a forma como compramos em 2022 são:

  • O comércio eletrônico digital é o que tem maior crescimento;
  • Vendas sociais;
  • As compras na loja se mantêm estáveis;
  • Varejo omnichannel;
  • Retirada ou recolha na loja, ou estabelecimento parceiro;
  • Entrega rápida.

O que é, e como funcionam as compras sociais?

As compras sociais são um tipo de comércio eletrônico, ou seja, funciona online. As compras sociais referem aos compradores que tomam suas decisões de compra em plataformas de mídia social. Isso inclui pesquisa de produtos para checkout, envolve tudo relacionado a compras e vendas em mídias sociais.

Qual é a plataforma que possui compras sociais mais famosa no mundo?

Adivinha quem está por aqui como plataforma mais conhecida, que tem compras sociais? Sim, ele mesmo, o Facebook.

Compradores digitais de todas as faixas etárias escolheram o Facebook. São 1 em cada 5 compradores digitais dos Estados Unidos, afimam usar o Facebook para fazer compras. Sendo mais famoso e mais usado que o Instagram e o YouTube, por exemplo.

Quais sãos os benefícios das compras sociais?

Os benefícios das compras sociais são diversos. Com ela é possível a simplificação dos esforços para medir e avaliar os insights de seu negócio. Todos os seus canais virão com métricas prontas para impressões, engajamento e também alcance. Você será capaz de aumentar seu público, de forma adequada e compartilhar o conteúdo certo com seu público-alvo.

Considerações finais

As compras sociais tem modificado a forma de comprar e o relacionamento entre o negócio e cliente. São eficazes e podem trazer bons números para sua empresa. E para facilitar seu trabalho, existem de ferramentas de marketing por e-mail e inúmeros softwares de automação.

Deixe nos comentários se você acha que agora está preparado para fazer seu marketing por e-mail deslanchar. Se inscreva para receber newsletters e ficar por dentro de tudo que acontece no mundo virtual.