Investimento no exterior: como fazer e as 10 melhores corretoras para investir

Investimento é algo que exige bastante estudo e cuidado. Segurança e retorno certamente são os dois fatores com maior peso no momento de decidir como e onde realizar as aplicações do seu suado dinheiro.

Nos últimos tempos uma opção que tem se tornado cada vez mais comum entre os investidores brasileiros, tem sido a opção de utilizar corretoras que operam fora da nossa terrinha.

Pensando nisso traremos para você um material rico que vai te explicar mais sobre investimento no exterior, como fazer e as melhores corretoras para investir hoje seu capital.

Acompanhe até o final e com certeza você estará mais preparado para expandir suas operações financeiras.

Ser investidor no Brasil é algo cada vez mais comum

Ao contrário do que se popularizou, para realizar investimentos você não precisa ser descendente de algum Lorde Inglês ou filho de alguma empresária multimilionária.

É necessário apenas foco, consistência e, principalmente, continuidade de propósito.

Para se ter uma ideia, o brasileiro tem adquirido cada dia mais características de investidor. De acordo com a ANBIMA, um total de 2 trilhões de reais estão alocados a investimentos no Brasil.

E mais, isso tem se expandido. O que antes era uma prática exclusiva das classes A e B, têm chegado às classes C e D, que têm colocado parte de suas economias em aplicações financeiras.

Claro que guardadas as devidas proporções.

O fato é que investir tem se tornado uma prática do cotidiano, e os bancos digitais estão aí para provar. Eles oferecem opções de investimentos por menos de R$100,00.

Mas o local onde os maiores investidores brasileiros aplicam seus recursos não é o CDB, e muito menos a poupança.

Isso se dá nos mercados de capitais de risco, como por exemplo, a bolsa de valores, que aqui é chamada de B3 (Brasil, Bolsa e Balcão).

E para operar em qualquer bolsa de valores, dentro e fora do Brasil, é necessário ter conta em corretoras.

Para entender melhor corretoras são instituições legalmente autorizadas a operar nos pregões, que é o momento onde as compras e vendas de ativos podem ser realizadas.

Porque investir no exterior é tão atrativo?

Da mesma forma que pessoas que antes não possuíam o hábito de realizar investimentos no Brasil, começaram a investir, outros brasileiros que tinham receio de colocar capital no exterior, hoje o fazem.

E isso tem acontecido, devido a uma série de fatores, como você poderá conferir a seguir.

Facilidade de operação

Com o aumento da tecnologia e a globalização, o acesso que antes era restrito a investidores locais, passou a poder ser acessado por pessoas do outro lado do mundo.

É altamente razoável, em uma mesma carteira de investimentos de uma corretora confiável, ter investidores de vários países diferentes.

Com o uso da internet e o correto cadastro em corretoras confiáveis, as operações estão a um clique de distância. Claro que uma boa conexão sempre será imprescindível para isso.

De toda forma, o que antes exigiria pegar um voo com horas de duração, pode ser realizado pelo computador, ou até mesmo pelo smartphone.

É ou não é uma grande facilidade?

Acesso maior a grandes empresas

Aqui na B3 a quantidade de empresas listadas é muito menor do que fora daqui. As daqui representam 1% das maiores empresas da atualidade.

Por exemplo, enquanto a bolsa de valores brasileira dispõe de um pouco mais de 300 empresas com ações negociadas, nos EUA existem mais de 5000 empresas disponíveis para compra e venda de pequenas fatias das suas operações.

E não são quaisquer empresas, são as maiores em volume de capital do mundo.

Na verdade, apenas na terra do Tio Sam está concentrado quase metade do mercado de ações mundial.

Economias mais estabilizadas e maior liquidez

Outro ponto de atração para investidores é o fato de que, nos locais onde as maiores bolsas de valores se localizam, as turbulências econômicas são muito menos frequentes.

Diferentemente do Brasil, onde a inflação é algo corriqueiro, em países como EUA, Japão e Alemanha, a variação de preços é algo extremamente raro.

Claro que há fatores, como crises regionais e guerras, que podem causar efeitos econômicos no mundo todo. Mas nem se compara a inconstância econômica latino-americana.

Que, inclusive, esperamos que melhore com o passar dos anos.

Mas enquanto isso, aplicar dinheiro no exterior tem trazido mais segurança, nesse sentido, aos investidores.

Já a liquidez, que é capacidade de transformar as ações em dinheiro, também é sensivelmente diferente se compararmos os mercados de ações brasileiros e os do exterior.

Os contratos que propiciam a liquidez aqui no Brasil tendem a ser mais longos, o que retira velocidade do resgate de capital.

Moedas mais fortalecidas

Na mesma linha do tópico anterior, assim como a economia de muitos países é mais estável que a nossa, suas moedas também são mais fortes.

Isso fica evidenciado ao se analisar a paridade das moedas, onde é muito comum que 1 dolár chegue a 5 reais (ou algo próximo disso), ou 1 euro chegue a 6 reais, ou mais em alguns momentos.

Mas existem outros exemplos como o iene japonês, o yuan chinês ou a libra inglesa.

Operar com essas moedas em mercados com um maior volume de capital, também propicia a oportunidade de ganhos maiores.

Ou seja, o ganho poderá ser proporcional à valorização das ações negociadas em cada moeda específica.

Diversificação de investimentos

Por fim, o principal motivador para aplicar recursos fora do Brasil está na tão falada diversificação.

As carteiras de investimento presentes em corretoras que operam internacionalmente possuem uma maior diversidade de opções.

Bolsas, como as americanas, atraem ativos de várias partes do mundo. Isso inclui commodities diversas e empresas multinacionais.

Como já falamos, as maiores empresas do mundo estão lá. E isso atrai outras empresas que orbitam ao redor delas, elas também podem disponibilizar ações no mercado de investimentos.

Isso tudo engloba a diversificação de opções de investimentos.

Como investir no exterior afinal?

Como ficou claro, para se investir no exterior não há necessidade de ser rico, e muito menos de precisar morar fora do Brasil.

Tendo isso em mente, deve-se destacar que existem formas diferentes de realizar esses investimentos.

Basicamente existem duas formas para que isso seja realizado.

Em uma das opções é necessário o envio de capital para fora do país, e a segunda alternativa não é necessária nenhuma transferência internacional de recursos.

Em ambos os casos, as opções somadas se resumem em:

  • COE
  • ETF
  • BDR
  • Fundos de Investimento
  • Abertura de conta em corretora internacional

Entenda melhor cada um deles abaixo.

COE

COE é a sigla de Certificado de Operações Estruturadas. Sua premissa envolve unir ativos diferentes em uma só opção de negociação.

No caso o mais comum é mesclar produtos financeiros de Renda Fixa com os de Renda Variável.

Existe a opção de investir em COE´s que têm seus papéis atrelados a ações e moedas de outros países também. Assim é possível incluir ouro dentre as opções certificadas nesta opção de investimento.

Por ser uma opção diversificada, e que paga juros interessantes, muitas das opções de investimentos ligados ao exterior são relacionados a ele.

Não é necessário enviar dinheiro para fora do país para negociar COE´s.

ETF

Os Exchange-Traded Funds, que literalmente significam “fundos negociados na bolsa”, compreendem uma outra categoria de investimento.

Também conhecido como fundos de índice, nada mais são do que ações que procuram refletir fielmente o índice da bolsa à qual está atrelado.

E o que seria índice, você pode estar se perguntando?

O índice é o desempenho geral do conjunto de ações que compõem o mercado de uma bolsa de valores. Entre as altas e baixas das ações de todas as empresas listadas, o resultado final será o índice. A média de ganhos, ou perdas, pode-se dizer.

Basicamente é o termômetro das operações para os investidores. É importante salientar que a ETF´s tem seu valor de cotas ligado à bolsa onde ela é adquirida.

E aqui no Brasil são negociadas 5 ETF´s que focam no mercado internacional. São elas:

  • ACWI11: Trend MSCI ACWI (compreende os índices de mais de 50 países, juntos)
  • ÁSIA11: Trend MSCIAsiaex-Japão (compreende os índices do mercado asiático, exceto o Japão)
  • EMEG11: Trend MSCI Mercados Emergentes (inclui o índice de países como Brasil e África do Sul)
  • EURP11: Trend MSCIEuropa (inclui o índice de países europeus)
  • XINA11:Trend MSCI China (inclui o índice das bolsas Chinesas)

BDR

Os Brazilian Depositary Receipts, são os Certificados de Depósito Brasileiros.

Basicamente o BDR são os papéis negociados na B3 que se referem a empresas listadas em bolsas de valores no exterior.

Isso evita a necessidade de abertura de uma conta internacional, e o operador pode utilizar sua conta em uma corretora nacional para conseguir realizar seus investimentos em empresas estrangeiras.

Isso diversifica o patrimônio do investidor e, ao mesmo tempo, permite que tenha em sua carteira de opções papéis de fora do Brasil.

Fundos de Investimento

Os fundos de investimento abrangem aplicações financeiras que reúnem vários cotistas em um único investimento. Os ativos podem tanto ser de natureza mobiliária como imobiliária.

Fundos de varejo possuem a possibilidade de, em suas carteiras de ações, possuir entre 20% e 40% das cotas alocadas em opções de ativos do exterior.

Em caso de “clientes qualificados”, que são aqueles que possuem valores aplicados acima de 1 milhão de reais no fundo, existe até mesmo a opção de destinar 100% do capital para cotas de empresas estrangeiras.

Lembrando que todo o processo será gerido e administrado pelo gestor da carteira. Ou seja, não há a necessidade de abertura de conta em corretoras internacionais.

Abertura de conta em corretora internacional

Todas as transações financeiras realizadas em balcões de ações necessitam de abertura de conta em corretoras certificadas.

Isso vale tanto para o Brasil, como para operar no exterior.

Com o crescente aumento do número de brasileiros, e também de capital investido, muitas corretoras que antes não aceitavam clientes daqui, começaram a abrir suas portas.

Dessa forma, tornou-se acessível a qualquer um que tenha capital, coragem e conhecimento, a opção de comprar e vender ações das melhores e maiores empresas do mundo por meio dessas plataformas financeiras.

Sendo que algumas delas são braços de corretoras internacionais maiores, focadas em atender a demanda brasileira.

Cada empresa possui suas características e taxas de operação. E é importante conhecer cada uma delas para que possa, caso você tenha interesse, optar por abrir uma conta na que mais te agradar.

As 10 melhores corretoras para investir no exterior

Saxo Bank

Primeira corretora não americana da lista, a Saxo Bank é sediada na Dinamarca.

Desde o início da década de 90 ela atua no segmento de investimentos internacionais. Suas cotas permeiam ativos da Europa e até mesmo da Ásia, ou seja, ela traz bastante diversificação de opções.

Pontos Positivos

Possui muitas opções de investimentos (mais de 35 mil), e não se limita ao mercado americano, mas também permite que se trabalhe nele.

Pontos Negativos

A conta mais básica da corretora exige um depósito mínimo de U$10 mil, o que limita alguns investidores mais ocasionais, mas atrai os profissionais.

Interactive Brokers

A Interactive Broker LLC é uma corretora americana com mais de 50 anos de atuação no mercado. Isso lhe garante credibilidade e expertise.

No próprio mercado dos EUA é uma das maiores operadoras de negociação de capital.

Ao usá-la o investidor terá a opção de operar Forex, opções futuras, ações, ETF, títulos, fundos e até criptomoedas (pelo menos algumas).

Pontos Positivos

É segura e confiável, devido sua solidez de mercado. Disponibiliza notícias e análise do mercado financeiro para seus clientes.

Outro fator que depõe a seu favor é o alcance das suas opções de investimentos, já que suas carteiras chegam a abranger ativos de 135 ambientes estrangeiros.

Pontos Negativos

Não possui atendimento em português, toda a plataforma é em inglês. É focada em investidores institucionais com maior experiência.

Caso você seja iniciante em investimentos ela poderá ser complexa. Outro ponto desfavorável é o fato de não oferecer serviço de câmbio. Você precisará comprar primeiro dólares em outra empresa, enviar para sua carteira na corretora,  para depois operar.

Charles Schwab

Outra corretora americana, além de operar no mercado de ações, também oferece outros serviços como bancários, de consultoria e gestão de patrimônio.

Com quase 50 anos de mercado, é responsável por administrar 577 bilhões de dólares em ativos totais.

Pontos Positivos

Por ser a 8ª maior instituição financeira da maior economia do mundo, a dos EUA, é confiável e possui uma alta liquidez.

Possui uma variedade de opções de produtos para os clientes como ações, ETF´s, fundos de investimentos, REIT´s, dentre outros. Fora isso também abre a oportunidade de acesso de opções futuras para investidores não institucionais.

Pontos Negativos

Não possui plataforma em português, além de não fornecer documentos para auxiliar na declaração do Imposto de Renda.

Outro ponto fraco é que ela não permite depósitos diretamente em sua conta, é necessária a utilização de remessa terceirizada de dinheiro.

Outro aspecto que pesa é o fato de aceitar clientes com contas a partir de 25 mil dólares apenas.

Drive Weatlh

Mais jovem que as opções apresentadas acima, a Drive Wealth possui algumas opções de investimento interessantes, como ações, REIT´s e ETF´s.

Ela é fiscalizada por órgãos como a Autoridade de Regulação da Indústria Financeira (FINRA), dos EUA.

Pontos Positivos

Por possuir uma proposta de democratizar os investimentos, ela possui plataforma com opção em português, além de outras línguas também.

Outro aspecto positivo é o fato de disponibilizar um aplicativo para uso mobile (em smartphones).

Pontos Negativos

Seu processamento de informações é meio lento, o que aponta falhas no aspecto de tecnologia da plataforma ainda.

E suas opções de investimento ainda são limitadas também.

Tastyworks

Fundada em 1981, é supervisionada pela FINRA, o que lhe garante boa credibilidade de atuação no mercado.

Possui carteiras de ações interessantes, incluindo opções futuras, ações e ETF´s, além de índices.

Pontos Positivos

Além das carteiras padrões das outras corretoras, também permite compra e venda de commodities e até mesmo algumas criptomoedas.

A abertura de conta não tem custos e tem algumas opções de corretagem gratuita.

Pontos Negativos

Em caso de câmbio de contas nacionais (em reais) para sua plataforma, a Tastyworks costuma cobrar taxas bem salgadas.

Sua plataforma também é totalmente em inglês.

Stake

Fundada em 2017, a corretora é sediada na Austrália. E desde 2019 atua no mercado brasileiro de investimentos por meio da sua plataforma tecnológica. Além da própria bolsa australiana, opera no Reino Unido e nos EUA.

Pontos Positivos

Não cobra taxas de câmbio nem de corretagem. Seu portifólio é bem diversificado, com mais de 4 mil opções de ações de empresas.

Pontos Negativos

Não oferece opções no mercado europeu e asiático, o que limita um pouco a diversificação de índices.

TD Ameritrade

A corretora americana iniciou suas operações em 1975, ou seja, já está no mercado a alguns “carnavais”. Tem solidez e segurança de operações.

Conta com mais de 11 milhões de clientes mundo afora.

Pontos Positivos

Possui um blog e tutoriais de orientação para novos investidores, ou seja, para quem está começando, ela ajuda a passar pelo caminho das pedras.

Oferece isenção para ações nos EUA e Canadá, além de corretagem gratuita para alguns itens dentre suas opções de negociações.

Pontos Negativos

Sua plataforma é em inglês, e não oferece opção de câmbio. Em compensação não cobra taxas para remessas de dinheiro online de depósitos em suas contas.

Sproutfi

A Sproutfi foi lançada em 2021 após adquirir a carteira de ações da Passfolio (outra corretora).

A partir daí deu continuidade às operações em terra brasileiras da sua antecessora, que já operava por aqui há algum tempo.

Possui um portifólio padrão de opções, acrescentado de criptomoeda, o que atrai o público mais jovem de investidores.

Pontos Positivos

Plataforma totalmente em português, permite a abertura de contas a partir de 1 dólar. Não possui taxas de corretagem nem comissões.

Pontos Negativos

Limita as operações apenas pelo aplicativo. Isso, apesar de torná-la acessível, tira um pouco da flexibilidade do cliente em operar em outros locais que se sinta mais confortável.

Zacks Trade

Desde 1978 no mercado a Zacks Trade é mais uma opção de corretora americana para investidores brasileiros. Está presente em 19 países e possui uma carteira de investimentos bem diversificada.

Pontos Positivos

Boa para pequenos investidores pois possui taxas de comissão baixas, comparada com alguns concorrentes.

Pontos Negativos

Além de não possuir suporte em português, permite abertura de contas com depósito mínimo de U$2.500.

Avenue

Apesar de ser uma corretora Americana, igual a muitas outras aqui da lista, um de seus fundadores é brasileiro: Roberto Lee.

Fundada em 2018, no ano de 2022 teve 35% de sua participação adquirida pelo Banco Itaú, tamanho o seu sucesso entre o público brasileiro.

Seu portifólio de opções é bem diversificado e foca principalmente em ações de empresas dos EUA.

Pontos Positivos

Possui planos diferentes de adesão, sendo que o mais básico isenta o investidor de taxas de corretagem.

Pontos Negativos

Existem algumas reclamações com relação à qualidade dos relatórios usados para declaração do imposto de renda, além de travamentos na plataforma.

Também possui algumas taxas de spread elevadas em planos mais qualificados.

Brinde: XP Investimentos

Essa é 100% brasileira. Fundada em 1997, possui uma carteira de opções diversificada no ambiente nacional, porém limitada fora daqui.

Mas mesmo assim permite operar em mercados no exterior por meio da XP International, pois dolariza a carteira do investidor.

Pontos Positivos

É detentora de um grupo de empresas fortes, portanto é confiável e segura. Alguns de seus produtos possuem taxa zero.

Fora isso o atendimento é rápido e personalizado.

Pontos Negativos

Em contrapartida, as taxas de corretagem para operar em ações são bem elevadas.

Considerações Finais

Dentre as opções listadas, escolher uma melhor dependerá da sua capacidade financeira e da sua experiência pessoal de mercado.

Para quem é jovem (em corpo e espírito) e pretende começar agora, a Sproutfi é uma excelente pedida, já que é versátil e focada em tecnologia, incluindo até mesmo criptomoedas.

Por outro lado, a Avenue oferece opções bem interessantes e diversificadas por entender bem o consumidor brasileiro.

Para quem não possui habilidade com remessas de dinheiro online e câmbio a XP pode ser a melhor opção, já que está tudo “em casa”.

Caso você tenha um perfil de investidor mais qualificado, Charles Schwab ou Saxo Bank poderão oferecer melhores opções de investimentos para grandes volumes financeiros.

O importante é procurar operar na corretora que atenda melhor suas necessidades e que transmita uma maior segurança no momento de suas operações.

Lembre que o mercado de ações é de alto risco, portanto decida com calma, e estude bastante antes de operar.

Esperamos ter ajudado a conseguir compreender melhor a dinâmica de Investimentos no exterior, como fazer e as 10 melhores corretoras para investir hoje.

FAQ

Afinal, preciso ter muito dinheiro para investir fora do Brasil?

Não, a partir de 1 dólar é possível começar a investir em corretoras estrangeiras. Basta pesquisar bem e ter mente o valor que você pretende iniciar suas aplicações financeiras.

Ao investir, preciso ter um valor fixo, com o qual sempre irei trabalhar ou posso fazer aportes posteriores?

Existe a opção tanto de aportes únicos como aportes mensais ou trimestrais. É importante ler os termos do contrato de adesão da corretora na qual estará abrindo sua conta. Lá tem tudo detalhado.

Quais as melhores opções de comprar ações de empresas dos EUA?

Caso você não queira enviar dinheiro para fora do Brasil, as opções são BDR, CEO, ETF e Fundos de Investimentos, que podem ser adquiridas em corretoras brasileiras. Caso queira expandir sua atuação, precisará abrir uma conta em alguma das corretoras que listamos para você, e então começar a negociar.