Você sabe o que significa o termo ‘inversão de domínio? Caso você ainda não saiba, você precisa ler isto!
Agora, vamos adentrar no universo da ‘inversão de domínio’, aprender como se faz e descobrir se é uma oportunidade de negócio lucrativa.
Aliás, o que é um domínio? É um subconjunto da internet que controla uma organização ou indivíduo através de um sufixo.
M-m-mas o que é ‘inversão de domínio’?
Basicamente, a inversão de domínio significa comprar e vender domínios. Obviamente, o intuito é lucrar, sendo que é considerado uma estratégia.
Agora, a questão é que existem pessoas que consideram que essa é uma atitude anti ética. Em primeiro lugar, isso não é verdade, pois grandes nomes como GoDaddy e Namecheap fazem isso legalmente.
De fato, a inversão de domínio pode valer muito dinheiro. Por exemplo,o domínio Hotel.com foi vendido por mais de 11 milhões de dólares. Ao mesmo tempo, o Business.com foi vendido por US$ 7 milhões.
Uma oportunidade de negócios
Em 2013, mais de 183 milhões de domínios foram registrados sem uso aparente. De fato, grande parte desses domínios são de pessoas que pretendem vendê-los por um valor acima da média.
Com o propósito de lucrar, se você ainda não entende muito sobre o assunto, é melhor investir pouco até ganhar experiência. Portanto, você precisa descobrir os prós e os contras de vender domínio.
A grande verdade sobre vender domínio
Mesmo que seja difícil, descobrimos algumas verdades da inversão de domínio. Veja como realmente funciona e o que está por vir.
Você não vai ficar rico da noite para o dia
Esse papo motivacional de ganhar milhões com a venda de domínio de alto nível não é muito frequente. De fato, os domínios milionários não são nada comuns, portanto, não espere por ganhar um valor na casa dos seis dígitos, afinal, as chances são mínimas.
Com toda certeza, se você pensa em iniciar um negócio de comprar domínios e vender com uma margem de lucro, está pensando de acordo com a realidade.
Estamos falando de um processo ativo
Acima de tudo, inversão de domínio é um processo ativo no qual você deve gastar sua energia e usar seu tempo para escolher bons nomes para conseguir vendê-los para potenciais compradores.
Qual o momento certo para fechar negócio? Para ser bem sucedido neste ramo, é necessário que especialistas em marketing ajudem no processo. De fato, você vai precisar de habilidades de pesquisa, negociação e networking.
Domínios com nomes semelhantes
Eles podem ser vendidos com lucro e você pode ter sucesso na venda, afinal, não é porque um potencial comprador investiu muito dinheiro em um domínio “X” que ele vai investir em um domínio parecido. Inclusive, isso raramente acontece.
Para despertar interesse no comprador, obviamente, ele vai optar por algo mais específico e não por algo que ele já tem. Além disso, lembre-se: vai levar tempo para aprender, afinal, qualquer coisa na vida você precisa de experiência.
E, você pensa que é fácil? Geralmente, leva pelo menos um ano para aprender tudo sobre inversão de domínio antes de começar a lucrar com isso.
Em primeiro lugar, na fase do seu aprendizado, vai cometer diversos erros e perder dinheiro com domínios. Mesmo que você perca negócios, uma hora vai pegar o jeito certo da coisa. Antes de se tornar um profissional, vai ter que aprender muitas coisas importantes para atingir o sucesso.
Uma venda por mês não será suficiente
Brincadeira de criança? Não, não. A inversão de domínio exige muita dedicação e esforço para poder lucrar e investir. Lembre-se que os bons nomes não são usados e as possibilidades são infinitas. Portanto, ainda existe muita oportunidade, corra atrás delas!
Atualmente, há cerca de 90 milhões de domínios registrados, mas isso não significa nada. Você ainda pode inserir palavras-chave de destino de duas ou três palavras, explorar caminhos que nunca foram usados e comprar domínios que vão expirar, afinal, se eles voltarem ao mercado, podem ser única e exclusivamente seus.
Basicamente, basta usar ferramentas avançadas de filtragem e pesquisa. De fato, os “’.COM’s”, podem não ter disponibilidade. Além de serem difíceis de encontrar, eles também são mais caros. Inclusive, existem alguns mais acessíveis. Enfim, o problema é ter que acessar diversos lugares diferentes para achá-los.
Formas de vender os domínios
Para acelerar o seu processo de aprendizado, vamos dar algumas dicas para que você possa entrar com o pé direito e fazer um bom negócio, mesmo que seja um vendedor de primeira viagem.
• Venda o domínio de forma privada – É fácil vender domínio por conta própria, mas você precisa de um conhecimento técnico. Inclusive, já existe um potencial cliente que precisa de você, sendo que você só precisa encontrá-lo. De fato, quem deseja adquirir um domínio, insere nos mecanismos de busca.
Você pode criar um site ou contratar alguém para criar um site para você e informar que aquele domínio está à venda. Portanto, para facilitar o contato, insira as suas informações de contato para facilitar a sua comunicação.
Em segundo lugar, você precisa estar pronto para fazer a negociação e pensar em um método de pagamento seguro, afinal, você está lidando com grandes quantias de dinheiro. .
• Venda seu domínio em um site de registro – Vender um domínio em um site de registros pode ser benéfico, afinal esses sites já tem popularidade, além de serem fáceis de usar. Ao acessar o gerenciador de domínios, insira seus domínios para venda e defina um preço. Em contrapartida, o site vai cobrar uma taxa para gerenciar essa venda.
• Corretores de domínio – O corretor de domínio oferece valor, além de avaliar os preços, questões sobre a localização e auxilia na negociação com os compradores. Geralmente, as taxas são até 20% em cima do negócio. Por vezes, vale mai a pena do que vender por conta própria. De fato, a vantagem é que o corretor profissional pode ajudar a otimizar o valor do seu domínio. No entanto, você deve garantir que uma experiência bem-sucedida.
Domínios Sólidos – Tenha um portfólio – No caso, se você não possui um portfólio de domínios , a venda pode demorar anos para ser concluída. Inclusive, o ideal é esperar e analisar domínios que podem se tornar populares. Além disso, existem pessoas que gostam de comprar domínios grandes e buscam o seu valor, não o preço.
Mais sobre os detalhes importantes…
Se você se sentiu engajado no negócio e pretende otimizar seus resultados, deve se apegar aos detalhes. Agora vamos falar sobre alguns pontos chaves da inversão de domínio. De acordo com o domínio, existem algumas características que determinam a categoria do domínio.
Domínios com Nomes Genéricos ou Nichado
Esses domínios são bem diretos e representam diretamente os produtos ou serviços. Em contrapartida, a única desvantagem é que você deve tomar cuidado com os direitos autorais.
Domínios com Nomes Geográficos
Os domínios que são de cidades ou nomes de países podem ter sucesso, afinal, se forem locais promissores, os desenvolvedores de sistemas podem adquirir para construir portais comunitários.
Domínios com Nomes Comerciais
Uma das apostas são os domínios que são totalmente comerciais. Por exemplo, esses domínios são compostos por termos como “dentista”, “holístico” e afins, ainda mais quando também são geográficos, assim como “dentistasaopaulo”.
Domínios com Nomes de oportunidade
Esses domínios são aqueles que a venda acontece quando existe uma oportunidade. Por exemplo, quando vai ter um evento específico que seja relativo ao nome.
Compra e venda de nomes de domínio
Isso é muito comum. Além das plataformas que registram domínios, existem outras formas de comprar e vender domínio. Inclusive, existem muitas plataformas que fazem leilões para vender domínios.
Outra dica são os sites especializados, assim como o Sedo ou o nacional Cliques, nos quais são feitos exatamente para suprir essa demanda. Portanto, encontrar domínios nos quais as pessoas se apegam ou que garantem lucratividade são um grande negócio, afinal, é como comprar uma empresa na internet.
E agora, qual preço devo cobrar?
De fato, essa é a peça chave para seu negócio. Ao definir um preço, quando você adquirir experiência, vai ser possível valorizar ainda mais o domínio e vendê-lo por um preço mais elevado.
Além disso, é possível fazer um leilão para vender o seu domínio para classes mais altas, para que o preço seja mais elevado. E, não se esqueça da sua oferta! Os domínios que não despertam interesse e não são conhecidos podem ser uma boa jogada.
Visionários e a indústria da internet
Desde que a internet existe, as pessoas já ganhavam dinheiro com a internet e pensavam em diversas maneiras de ganhar dinheiro online. Apesar de dominar o universo das redes sociais, Bruno Unger, quando ainda não se explorava esse incrível mercado, ele teve a grande ideia de gerar renda com domínios.
Segundo Unger, o campo da internet é muito amplo, sendo que pode ser utilizado para anúncios e com intuito de encontrar pessoas que estão interessadas em diversas coisas. Foi exatamente assim que Bruno passou a registrar diversas nomes, de diversos temas.
Depois disso, ele nunca mais largou a industria da internet. Com certeza, a grande expertise de Bruno abriu portas e fez com que ele conquistasse o mercado. No momento, Unger além de ser detentor de centenas de domínios de internet é sócio de um portal de turismo e um comparador de passagens de ônibus. Incrível, não?
A inversão de domínios
Muitas pessoas ganham dinheiro na internet pesquisando por domínios disponíveis e com palavras interessantes para ser um registro com possibilidade de venda. Para que você não tenha problemas na compra do domínio perfeito para sua empresa, Bruno Unger é um exemplo para quem deseja vender ou comprar domínios.
O publicitário atua no mercado há mais de 25 anos, sendo conhecido mundialmente como a primeira pessoa a monetizar por rede-social na internet. Inclusive, desde os tempos mais primórdios, ele já fazia inversão de domínios.
Desta maneira, Bruno conseguiu vender domínios na casa dos 6 dígitos. Ou seja, para facilitar a sua negociação e ter maior garantia no momento da sua compra, nada melhor do que apostar em uma pessoa altamente especializada no assunto.
A capacitação de Bruno Unger e a sua consolidação no mercado da inversão permite que o processo de compra e venda de domínios seja efetivado com sucesso e segurança. De fato, qualquer problema que possa gerar um prejuízo para o comprador ou marca pode ser descartado, afinal, estamos falando de um vendedor especializado.
Já que o comprador não encontra o vendedor pessoalmente, comprar com o Bruno Unger é uma vantagem, afinal, é além de ter um vasto know-how, tem uma carteira de clientes que apostaram milhões.
Veja a seguir alguns de seus atuais domínios que estão à venda ou já foram vendidos:
1- casar.com.br
Esse é um domínio genérico e absurdamente comercial, pelo que parece foi adquirido a pouco tempo. O valor estava anunciado em R$ 380.000, sendo que é um domínio para um negócio promissor.
2- ringue.com.br
Esse é um domínio comercial e oportunidade de muitas conquistas quando o interessado pretende comercializar coisas relacionados a luta, sendo que ele pode ser adquirido próximo a data dos torneios de luta. Atualmente, está no valor de R$ 247.000, sendo que é um domínio com negócio genérico.
3- cuisine.com.br
Esse é um domínio comercial, que se trata de um dos temas mais populares da internet, a culinária e suas receitas, este que pode ser adquirido no valor de R$ 97.000.
4- semjuros.com.br
Domínio comercial e genérico, sendo que pode ser adquirido próximo aos por pessoas que desejam trabalhar com sites de consultoria financeira, lojas e afins.. Atualmente, está no valor de R$ 56.000, sendo que é um domínio extremamente chamativo.
5- meses.com.br
Um domínio comercial e genérico, sendo que pode ser adquirido próximo aos por pessoas que desejam trabalhar com diversos nichos maternidade, casamento, etc..), sites de consultoria, lojas, coachings e afins.. Atualmente, está no valor de R$ 32.000, sendo que é um domínio extremamente chamativo.
…e centenas de outros!
Além disso, possui domínios internacionais com diversas terminações como .com, .cc, .me e agora também os da moda .gg, destinado ao mundo gamer, streamer, etc…
Quais os contra e Riscos que você pode ter ao Investir em Domínios?
Obviamente, qualquer negócio contém riscos iminentes. Antes de comprar e vender, os grandes riscos são liquidez, subjetividade e legalidade. Além disso, enganos e pagamentos de garantia defeituosos. Cuidado ao investir nesses domínios!
A Liquidez é um problema já que as ações e títulos podem ser gerenciados por um corretor, mas podem ser difíceis encontrar um comprador. A venda pode acontecer em meses e, inclusive, até mesmo anos. Além disso, existe a possibilidade de acontecer uma perda e você jamais vender o domínio.
Já na subjetividade, os domínios podem ser avaliados e pode ser difícil identificar quanto eles realmente valem, fazendo com que seja difícil realizar a venda, caso o preço seja superestimado.
E a Legalidade se torna um problema quando o domínio tem relação com uma marca registrada pode resultar em uma ação judicial e uma ordem judicial. Além disso, nomes de domínio roubados podem ser vendidos antes que o comprador descubra que não é mais o proprietário do domínio.
Conclusão
Você sempre está correndo riscos, seja no dia a dia, negócios, vida pessoal e afins. Vale a pena arriscar. O seu retorno pode ser alto, assim como pode ser baixo, depende apenas da sua expertise no assunto, assim como demonstra Bruno durante toda a sua carreira.