No período da pandemia, uma nova rotina de acesso às redes sociais se estabeleceu entre marcas e consumidores. As pessoas ficaram mais em casa, e tinham mais tempo livre para navegar na web.
Porém, hoje, em 2022, essa rotina virtual teve que ser modificada novamente, pois o que seria o melhor momento para se postar nas redes sociais no ano passado, hoje se tornou mais focado e concentrado.
Claro, o trabalho remoto terminou em grande parte e as pessoas voltaram ao trabalho e com isso não têm mais tanto tempo livre para navegar na internet.
Pense bem, são quase quatro bilhões de usuários de mídia social em todas as plataformas, uma pessoa usando em média diversas redes sociais por mês, não resta nenhuma dúvida de que a mídia social oferece muitas oportunidades para as marcas.
Houve um aumento de 71% de usuários nas redes sociais em comparação com os últimos anos, isso quer dizer que as empresas e os profissionais de marketing necessitam atender o seu público alvo onde quer que estejam.
Então, utilize esse grande público que está presente nas redes sociais para agendar o seu calendário de publicação. E se quiser facilidade, utilize ferramentas que irão facilitar ainda mais.
Indicamos a Publer, qual possui plano gratuito e a SproutSocial para médias e grandes empresas do setor, por já ser mais elaborada.
Continue a leitura do texto e crie seus horários de pico de engajamento de sua conta específica.
- Melhores horários para postar nas mídias sociais em geral
Lembre-se que cada rede social traz seus benefícios próprios, isso claro, depende de seus objetivos, público-alvo e tipo de conteúdo.
Se notar que seu engajamento não está onde você imaginou que estaria, melhor pensar em revisar suas metas de mídia social.
Você, por exemplo, tem que ter conhecimento de quais dias e horários obterá mais engajamento do público, isso é fundamental em sua estratégia de marketing digital.
Segundo dados estatísticos de cada rede social de forma individual, notamos que os horários mais elevados de engajamento foram as terças, quartas e quintas, às nove ou dez horas da manhã.
- Melhores horários para postar nas mídias sociais em geral: de terça a quinta às 9 horas ou 10 horas
- Melhores dias para postar nas redes sociais: de terça a quinta
- Piores dias para postar nas redes sociais: Domingos
Claro que existe mais para postar nas mídias sociais do que foi analisado na estatística acima.
Vale ressaltar que cada rede social obteve diversos níveis de engajamento nos outros dias da semana e claro, em momentos totalmente diferentes.
E uma vez que os setores são considerados, o engajamento muda ainda mais. Então, embora de terça a quinta, às nove ou dez horas, normalmente sejam os melhores horários para postar nas redes sociais, existem mais fatores que você deve conhecer antes de agendar qualquer postagem.
Vamos, agora, te mostrar os melhores horários por rede social:
Melhores horários para postar no Facebook: de segunda a sexta às 3h, terças às 10h e meio-dia
Melhores dias para postar no Facebook: de terça a sexta
Piores dias para postar no Facebook: sábados
Muitos dizem erroneamente que o Facebook já acabou, bom, ele continua sendo a rede social mais usada pelos profissionais de marketing digital, no mundo inteiro, porém observamos uma modificação muito interessante quando existe mais engajamento a partir de 2022.
Comparando com o ano de 2021, existem alguns momentos “desligados” para o Facebook ao revisar os dados. Dias de semana, ou seja, segunda a sexta, muito cedo e no meio da manhã, são momentos que ainda mostram engajamento mais consistente e se tornam mais oportunos para as empresas ficarem de olho em seu conteúdo.
Lembre-se de que os principais horários que eu mostrei aqui são registrados no horário central dos Estados Unidos, então, o elevado engajamento demonstrado no início da manhã, além do tradicional dia de trabalho dos Estados Unidos, reflete a significativa audiência global do Facebook.
Mas o que isso quer dizer?
Significa que o Facebook continua a mostrar oportunidades de uma estratégia de mídia social internacional.
Melhores horários para postar no Instagram: segundas às 11h, terças e quartas das 10h às 13h e quintas e sextas às 10h e 11h
Melhores dias para postar no Instagram: terças e quartas
Piores dias para postar no Instagram: Domingos
Houve um boom do Instagram nos anos de 2020 e 2021 e o vimos alcançar dois bilhões de usuários mensais no início de 2022. Porém, mesmo que esteja crescendo, não podemos negar o poder de permanência do Instagram, principalmente porque o mesmo lança novos recursos e melhora os que já possui.
Da mesma forma que o outro aplicativo popular do Facebook, os principais horários de postagem do Instagram cresceram em 2021, isso se comparado com os anos anteriores.
Notamos que o engajamento por volta do meio dia durante os dias de semana ficou mais volumoso, com os principais horários variando entre dez horas e treze horas e os fins de semana ainda demonstraram maiores oportunidades de engajamento.
Um ponto importante é que essa rede social ainda é uma plataforma para descoberta de produtos ou serviços, além de marcas.
Recursos de comércio eletrônico novos ou que estão em expansão, estão estruturando o modo como os usuários utilizam o aplicativo.
Segundo estatísticas, 44% dos usuários compram produtos no aplicativo por semana. Como essa rede social se baseia no compartilhamento de fotos de qualidade superior, faz muito sentido expandir o aplicativo para incluir recursos de comércio eletrônico.
As empresas não devem dormir no ponto em relação ao Instagram, se é lá que está o seu público-alvo. Use a rede social para dar destaque a produtos ou mesmo mostrar o design exclusivo da sua marca através de infográficos. Postar vários conteúdos no Instagram engaja mais seguidores, pois o marketing de conteúdo é uma grande estratégia a ser seguida.
Vamos listar agora algumas dicas para você ter melhor resultado com suas publicações, e ter maiores informações além do melhor proveito de todos os recursos que o Instagram profissional nos traz.
- Investir em imagens e vídeos de alta qualidade – Procure estudar sobre técnicas de iluminação e fotografia, ou chame uma equipe para fazer o trabalho de designer e fotografia para você, o Instagram trabalha com basicamente com sua visão e desejo pelo que foi mostrado;
- Seja criativo, fuja da mesmice, mostre quem é realmente a empresa – Não poste somente sobre vendas, explique do produto, mostre o uso correto, brinque com publicações de dentro da empresa, mostre o lado humano, bastidores, etc;
- Lembre-se de usar das ferramentas que estão dentro da rede – Faça stories, reels, use dos filtros, faça destaques;
- Fique atento ao horário de suas publicações e em manter um cronograma de postagens com consistência;
- Confira sempre outras páginas, empresas do mesmo segmento, que vocês tem como exemplo, para buscar novas ideias e entender sua concorrência;
Ao decorrer do uso do Instagram profissional, aproveite e verifique as métricas geradas pelos insights do Instagram, esses dados são de extrema importância para saber onde está acertando e onde está errando, usufrua desses relatórios para saber quais foram seus principais horários de acesso, quem viu seu perfil, quem compartilhou, dentre outros.
O Instragram possui 3 métricas principais, são elas:
Impressões
As impressões indicam o número de vezes que a sua postagem foi exibida para os usuários do Instagram, independentemente se eles interagiram ou não.
A métrica está disponível para todos os formatos de conteúdo: post no Feed, Reels, Stories ou Instagram Videos.
Olhando para esse dado, você pode analisar o quão bem você está promovendo seu conteúdo na rede.
O uso estratégico de hashtags é uma das melhores maneiras de aumentar o número de impressões, porque elas permitem que o seu conteúdo alcance um público amplo.
Você encontrará seu alcance e taxa de impressão na opção Insights no perfil comercial do Instagram.
Alcance
Simples: o alcance é o número de visualizações por perfil em uma postagem, já as impressões são o número total de visualizações, ainda que uma mesma pessoa a tenha visto várias vezes.
Focar em aumentar o seu alcance é o melhor jeito de melhorar o reconhecimento da sua marca em cada postagem ou story.
Para conferir a métrica, o primeiro passo é alterar o perfil para uma conta comercial ou de criador de conteúdo. Feito isso, abra o Instagram e toque no ícone com três linhas na parte superior da tela para selecionar a opção Informações.
Na aba Conteúdo, você poderá visualizar o alcance de posts feitos nos últimos 2 anos e os seus stories publicados nos últimos 14 dias.
Horários ativos
As marcas precisam saber quando seu público do Instagram está mais ativo para encontrar os melhores momentos de fazer postagens na rede.
Você encontrará essas informações no botão Insights que está presente nos perfis comerciais do Instagram.
Nessa seção, você pode clicar para visualizar dados classificados por conteúdo, atividade e público.
Selecione Público para ver os dados sobre seus seguidores, incluindo os períodos em que eles acessam a rede, a localização deles, sua faixa etária e gênero.
Tik Tok
Melhores horários para postar no TikTok: terças-feiras, das 14h às 15h, e quartas e quintas, das 13h às 15h
Melhores dias para postar no TikTok: quartas e quintas
Piores dias para postar no TikTok: domingos
Podemos dizer que o Tik Tok causou uma interrupção no mundo das redes sociais e também do marketing digital nos últimos anos, e não há como parar esse crescimento.
O aplicativo acumula agora mais de 1 bilhão de usuários e a ascensão de influenciadores digitais do Tik Tok, fará com que esperemos muito mais desse aplicativo.
Se você ainda não descobriu o que é o Tik Tok, podemos dizer que ele é um aplicativo de vídeo de formato curto onde os usuários podem aderir às últimas tendências, descobrir novos produtos e seguir suas marcas e criadores de conteúdo favoritos.
Melhores horários para postar no Twitter: segundas, terças, quartas, sextas e sábados às 9h
Melhores dias para postar no Twitter: terças e quartas
Piores dias para postar no Twitter: Domingos
O Twitter é uma rede social que tem sido utilizada para conversas atuais e notícias de última hora.
Em 2021 não desacelerou com a pandemia, entrando em seu segundo ano.
As empresas que querem fazer parte de trending topics, precisam aproveitar as oportunidades, mas conscientes dos valores da marca no processo.
Vale ressaltar que os horários de pico de engajamento do Twitter se modificaram de forma significativa em 2022, tornando-se muito mais concentrado no período da manhã e no meio dia ao longo da semana.
Isso significa uma maior atenção ao desenrolar de notícias e atualizações, também como uma vontade de entretenimento através de tweets e memes virais.
Saiba que o uso dessa rede social vai muito além das notícias de última hora e conteúdo viral. Isso porque, muitas marcas utilizam o Twitter como parte de sua estratégia de atendimento ao cliente, como uma forma alternativa de ligar o suporte ao cliente.
Isso é muito importante para a plataforma, porque as marcas continuam a construir confiança entre seus clientes e a melhorar proativamente a experiência do cliente também através da escuta social.
Então, todas essas áreas de foco podem significar que as marcas podem ter diversas prioridades, e às vezes concorrentes, no Twitter.
Os melhores horários determinam o momento em que você deve dar prioridade a publicação de novos conteúdos e não usar esse tempo para se dedicar ao suporte ao cliente ou considerar uma estratégia de várias contas no Twitter.
Melhores horários para postar no LinkedIn: terças-feiras, das 10h às 12h
Melhores dias para postar no LinkedIn: quartas e quintas
Piores dias para postar no LinkedIn: sábados e domingos
Essa rede social tem foco profissional, então não é uma surpresa que os tempos de engajamento do Linkedin continuam consistentes com a semana de trabalho dos Estados Unidos
As horas de engajamento estão mais concentradas ao meio-dia e não se estendem muito além das horas de trabalho nos Estados Unidos, como ocorria nos anos anteriores.
Portanto, é menos provável que você veja seu conteúdo do Linkedin no fim de semana, onde o engajamento cai de forma considerável.
Como o Linkedin concentra seu conteúdo em liderança de pensamento profissional e crescimento de carreira, é totalmente lógico que a maioria do seu público esteja aproveitando ao máximo esse conteúdo durante o dia de trabalho.
Embora essa rede social continue a ser mais especializada do que outras plataformas sociais, também está se ramificando cada vez mais nos tipos de público que atrai.
Vale ressaltar que o Linkedin possui mais de 810 milhões de membros em 200 países, isso é excelente.
Por esse motivo, as empresas no Linkedin estão buscando novas formas de gerar leads, encontrar parceiros de marketing, destacar a cultura da empresa e atrair talento, e isso é apenas o começo.
Outro ponto importante do Linkedin se refere à defesa dos funcionários e para captar os funcionários e promover sua marca pessoal ou desenvolvimento profissional à medida que publicam conteúdo em seus próprios perfis.