#197 por SophiaMarx
17 Jun 2017, 14:26
Apesar de estar na moda, o jejum intermitente não é uma cura mágica de perda de peso

Hoje, uma leitura da Internet revela vários livros mais vendidos exaltando os benefícios do jejum intermitente para perda de peso e melhorias nos fatores de risco metabólicos que contribuem para diabetes tipo 2 e doença cardíaca.

A maioria dos dados de pesquisa iniciais provêm de estudos em animais, com dados humanos provenientes de observações de participantes de jejuns religiosos ou de estudos clínicos pequenos e curtos. Uma revisão sistemática publicada no ano passado na revista Nutrients analisou estudos de pelo menos seis meses que atribuíram adultos com IMCs com excesso de peso ou obesidade a jejum intermitente ou restrição diária de calorias e não encontraram evidências de que o jejum intermitente fosse superior. Os autores citam a necessidade de estudos maiores e melhores para avaliar a sustentabilidade e os efeitos sobre a manutenção do peso.

Em um estudo publicado na edição de maio da JAMA Internal Medicine analisou 100 participantes por um ano - seis meses de perda de peso e seis de manutenção de peso. Os pesquisadores separaram aleatoriamente adultos saudáveis ​​metabólicamente entre 18 e 64 anos que tinham IMCs na categoria de obesos para um grupo de restrição de energia de um dia alternativo, um grupo de restrição diária-calórica ou em um grupo de controle cujos membros comiam sua dieta habitual.

Os pesquisadores descobriram que os intermitentes tiveram um tempo mais difícil após suas dietas e eram mais propensos a abandonar do que os restrictores diários de calorias. A perda de peso e a recuperação do peso foram semelhantes entre os grupos de dieta, como as mudanças na gordura e no tecido magro - o que é significativo, porque uma reivindicação de jejum intermitente é que isso leva a menos perda de músculo do que as dietas tradicionais restritivas em calorias. A redução de fatores de risco cardiovascular, incluindo pressão arterial, colesterol e triglicerídeos, também foi similar entre os dois grupos de dieta.

A conclusão? O jejum intermitente não era melhor, e não era pior, do que uma dieta padrão, restritiva em calorias.

O estudo JAMA usou a restrição de energia do dia alternativo para o grupo de jejum, cujos membros comiam uma refeição contendo 25 por cento da ingestão diária habitual em dias de jejum e "banqueteados" em 125 por cento da sua ingestão diária habitual nos outros dias, por uma média 25% de redução de calorias. O grupo de restrição de calorias reduziu as calorias em 25% ao dia, distribuído em três refeições. Os participantes começaram sedentários e os pesquisadores pediram que não aumentassem suas atividades.

O jejum intermitente pode, na verdade, ser menos sustentável a longo prazo para a maioria das pessoas do que a restrição diária de calorias, que por si só não é sustentável, já que a maioria das pessoas que perdem peso em dietas restritivas de calorias recupera o peso, às vezes repetidamente, como com Dieta iô-iô. Os autores questionaram se havia uma diferença na fome percebida ou nos níveis reais de hormônios relacionados ao apetite entre intermitentes e limitadores de calorias. A resposta é não, de acordo com um pequeno estudo publicado em abril na revista Clinical Nutrition. Os pesquisadores descobriram que nenhum dos métodos tem uma vantagem para a perda de peso ou diminuição dos meios do organismo de compensar a fome percebida, que inclui a desaceleração do metabolismo e os níveis crescentes de Grelina, também conhecida como o "hormônio da fome".

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